Teve início na noite da última sexta-feira (13), a Festa de Nossa Senhora do Desterro, padroeira de Porto de Galinhas. As comemorações começaram com a procissão da bandeira, que percorreu as principais ruas da vila. Os fiéis seguiram até a igreja, no Centro de Porto de Galinhas, onde foi celebrada a santa missa, pelo pároco José Roberto. Os festejos contam com o apoio da Prefeitura do Ipojuca, por meio das secretarias de Cultura, Defesa Social, Controle Urbano, Infraestrutura, Saúde e AMTTRANS.
O pároco de Porto de Galinhas, Padre José Roberto, falou que, apesar de ser uma comunidade paroquial pequena, a presença dos turistas todas as noites, transforma a festividade quase num “réveillon”, pela quantidade de pessoas que vem de fora. “A igreja fica em clima de alegria e celebração. Teremos missas todas as noites, com padres convidados. A expectativa é de um grande evento. Que a festa ajude a comunidade a rezar mais, encontrar paz e se fortalecer na fé”, destacou.
Por que desterro? A palavra “desterro” significa exílio, banimento, ficar sem a terra natal. Foi isso que aconteceu com a sagrada família, como está narrado em (Mateus 2, 13-23), quando eles fugiram para o Egito, para escapar da perseguição do Rei Herodes, e lá, permaneceram 4 anos, “desterrados”. Segundo a paróquia, acredita-se se tratar da 38° edição oficial da Festa de Nossa Senhora do Desterro, mas em conversa anterior com alguns moradores e devotos, os mesmos afirmam que é uma tradição anterior e bastante antiga. Nenhum sabendo ao certo precisar as datas. A única certeza que os mesmos têm é das graças alcançadas e da fé do povo de Porto de Galinhas na Senhora do Desterro.
crédito das fotos: Aguinaldo Silva/Secom
Faça um comentário