A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, recebeu da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nesta quarta-feira (31), o Plano de Política Pública de Segurança municipal. O documento, fruto de pesquisas e utilização de ferramentas de compliance, governança, análise de risco e inovação no monitoramento, confere a Ipojuca o pioneirismo no estado e a a condição de se tornar referência no país, uma vez que, segundo os pesquisadores, “apenas 5% das Prefeituras no Brasil possuem um plano de Segurança Pública de Defesa Social. A parceria da gestão municipal com a UFPE foi firmada no 1º semestre deste ano e foi feita em tempo recorde pela instituição: em 90 dos 180 dias previstos.
De acordo com o coordenador do Laboratório de Governança, Gerenciamento de Risco e Conformidade da UFPE, Jeronymo Libonati e com o pesquisador e especialista em Segurança, Armando Nascimento, o trabalho que já vem sendo realizado em Ipojuca, como a valorização da Guarda Municipal, capacitações e treinamentos que resultam na diminuição dos índices de homicídio, além da Central de monitoramento e a patrulha Maria da Penha fazem Ipojuca ser “case de sucesso” no país. “O que está sendo entregue hoje pela universidade é um paradigma de ruptura em todo o Brasil. Já apresentamos os dados no Cidade Susp do Ministério da Segurança Nacional e eles se impressionaram com o que Ipojuca está fazendo. Queremos levar este plano para o PNUD da ONU para mostrar o quanto Ipojuca é um padrão a ser seguido”, afirmou Nascimento.
A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, agradeceu os elogios recebidos ao trabalho desenvolvido e comentou que a Saúde e a Educação de Ipojuca também se tornaram referências no estado. “Tenho certeza que com este Plano, a segurança do Ipojuca, que já é modelo, graças ao trabalho excelente do secretário Osvaldo Morais e da Guarda Municipal, vai conseguir avançar ainda mais e ser ainda mais assertiva nas nossas ações”, disse a prefeita. O secretário de Defesa Social, Osvaldo Morais, agradeceu à Universidade e também à sua equipe, “ninguém faz nada sozinho, esse trabalho se deve a uma equipe comprometida e exitosa, como a que temos”, comentou.
Fruto ainda da entrega do Plano de Politica de Segurança Municipal, a UFPE apresentou uma plataforma de monitoramento da segurança municipal. Nela será possível fazer um comparativo entre os dados de segurança do município com outras cidades de Pernambuco e os dados nacional. Misturando tecnologia, inovação e gestão de dados, é possível identificar as idades em que as mulheres são mais vitimas de violência, por exemplo; assim também como ver o dia da semana que mais se comete crimes no município entre outros filtros. “Trata-se de uma ferramenta que vai auxiliar ainda mais não só a SDS mas as demais secretarias como Juventude, Assistência Social, Mulher, Desenvolvimento Econômico e outras, a fazer ações mais efetivas de acordo com o público que se apresenta mais vulnerável”, afirmou a prefeita.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário