O município do Ipojuca, localizado no Litoral Sul de Pernambuco, além de ser conhecido internacionalmente pelo potencial turístico de suas praias, possui 72 engenhos ativos e uma população rural que vive, em sua imensa maioria, da agricultura. A Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Agricultura municipal, está realizando, pela primeira vez, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Governo Federal, que além de oficializar o agricultor ainda garante a ele benefícios como crédito agrícola e aposentadoria, por exemplo. A prefeita Célia Sales esteve nesta quarta-feira (19), no Engenho Pindoba, para distribuir kits hortas e acompanhar as ações de assistência Social e os serviços itinerantes promovido pela Secretaria de Saúde.
A ação da Secretaria municipal de Agricultura, além do Cadastro Ambiental Rural, também beneficiou 61 agricultores que receberam o kit composto por carro de mão, enxada, pá, rastelo, regador e um “mix de sementes” para ajudar no plantio. A secretaria de Assistência Social também mandou uma equipe para realizar o cadastro único do bolsa família e orientar a população do Engenho Pindoba sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). E a Secretaria municipal de Saúde levou uma unidade móvel odontológica e enfermeiros para que o trabalhador rural pudesse fazer a medição da pressão arterial, glicemia e teste rápido de HIV. Há 70 anos na “lida”, Erasmo Joaquim de Oliveira, de 77 anos, estava muito satisfeito. “Fiz meu cadastro e ainda cuidei da saúde. Isto é dignidade”, disse ele.
A prefeita Célia Sales ressaltou a importância da ação como ferramenta de cidadania e realizou a entrega junto com a vice-prefeita Patrícia Alves. “Muito feliz de estar aqui hoje com vocês e minha oração é que este kit horta traga boas colheitas para cada um neste 2020 e saibam que eu estou buscando oportunidades de emprego e melhoria de vida para o povo ipojucano. A Ceasa se instalará no Distrito Industrial de Camela e vai ser muito bom para vocês agricultores”, afirmou a prefeita.
O presidente da Associação Criando Talentos, Valdecir José da Silva, comemorou a chegadas dos novos kits e afirmou que a gestão municipal ajudou a população local quando abriu estradas e viabilizou o transporte escolar para as crianças. “Todas estas coisas que recebemos hoje era muito esperado pelos agricultores. Que bom que virou realidade. Estamos todos cadastrados e com nossos kits”, comentou Valdecir.
*Crédito fotos: Marly Ribeiro / Secom
Faça um comentário