Como forma de reforçar a inclusão, o respeito e a cidadania, nessa última segunda-feira (13), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, iniciou uma série de atividades em alusão ao Dia do Orgulho Autista, que é celebrado no próximo dia 18 de junho. A ação, organizada pela Gerência de Educação Especial, começou com um momento junino na própria sede da Secretaria e seguirá, ao longo da semana, com momentos para marcar a data nas unidades do município. Com o tema “Vamos pular a fogueira do preconceito”, a iniciativa contou com a animação de um trio de forró pé-de-serra, comidas típicas e muita dança.
“Estamos reforçando a data e decidimos começar justamente pela Secretaria de Educação para mostrar a importância desses estudantes que estão dentro do espectro a partir dessa maneira lúdica para fortalecer a reflexão e a compreensão sobre o público”, disse a gerente de Educação Especial do Ipojuca, Katia Oliveira. Para o secretário de Educação, Francisco Amorim, “é um momento para que nós possamos dar visibilidade a esses estudantes, entendendo a necessidade de desenvolvimento deles na Educação”, reforçou. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Ipojuca possui mais de 180 estudantes que estão dentro do espectro autista e cerca de 30 que estão com o diagnóstico em investigação.
Sergina Maria Soares, mãe do estudante Glauber Almeida que possui Transtorno do espectro autista (TEA), falou sobre a necessidade de garantir mais visibilidade para a condição. “É um momento para mostrar que ele é uma pessoa que precisa estar inserida na sociedade. A cada dia nós temos mais e mais pessoas que estão dentro do espectro e que precisam de respeito e dignidade”, afirmou.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário