Nesta segunda-feira (21), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e das Gerências de Formação Continuada e da Educação no Campo, realizaram uma formação de integração dos Coordenadores Rurais para as Escolas do Campo, no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro. Na pauta, temas como a estrutura organizacional da Secretaria de Educação, legislação, orientações, atribuições e o Plano de Ação da Gerência do Campo.
Pela primeira vez foi realizado um processo seletivo interno com base no Edital Nº 01/2022 para a escolha de Coordenadores Rurais para as Escolas do Campo. A ação foi realizada no período de 11 de janeiro a 04 de fevereiro, objetivando garantir a inserção de coordenadores para o acompanhamento dos processos pedagógicos das escolas do campo, assistidas administrativamente por gestores escolares rurais. O processo seletivo contemplou professores do quadro efetivo da Rede Pública Municipal, vinculados a qualquer etapa da educação básica que apresentassem formação específica em gestão ou coordenação pedagógica e experiência profissional.
Para o secretário executivo de Educação, Edvaldo Medeiros, essas formações são importantes. “Sempre vai ter algo novo a aprender e a troca de experiências enriquece o conhecimento dos profissionais. Na Educação não pode ser diferente, essa dinâmica com gestores, coordenadores e professores dará um norte para a oferta de uma educação de qualidade”, disse o gestor. Adilza Raquel, professora há mais de 20 anos, foi uma das educadoras que participou e foi aprovada no processo seletivo interno para a nova função de coordenação das escolas rurais. “Já tinha uma experiência de coordenação e gestão, o que ajudou no percurso do processo seletivo, mas na escola do campo vai ser diferente, trará novos olhares. Espero muita aprendizagem nessa nova etapa”, afirmou a profissional.
Segundo a diretora de gestão Educacional do Ipojuca, Iêda Mariano, o foco da iniciativa é oferecer o melhor ensino para a população ipojucana e valorizar os educadores. “Essa primeira seleção simplificada interna faz parte de um conjunto de ações que buscam promover a valorização de profissionais da educação e a gestão democrática. É importante olhar para a rede e oferecer oportunidade para nossos profissionais, pois sabemos que estes estudam e se especializam no decorrer de sua formação”, informou. O processo seletivo aprovou 7 profissionais que acompanharão os processos pedagógicos de 21 das 24 escolas do campo.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário