Em mais uma etapa para garantir a imunização da população contra a COVID-19, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, neste sábado (25), mais um mutirão de vacinação para diminuir a transmissão da doença. Além do Dia D para lembrar a importância da aplicação da segunda dose, a ação no município foi marcada pela ampliação da faixa etária para todo o público, passando de 18 para 16 anos.
No caso dos jovens, o grupo fez a sua parte e compareceu num dos cinco polos de Ipojuca para receber a tão esperada agulhada de esperança. Paulo Vitor dos Anjos, de 16 anos, veio acompanhado da mãe, Luciana Gonçalves, e saiu feliz do ponto de imunização situado no Complexo de Saúde, no Centro. “Estava eufórico querendo que chegasse logo a minha vez. Agora é esperar pela segunda dose”, disse. Momento de felicidade também para Eliete Ribeiro e Evelyn Grasielle, mãe e filha, respectivamente. Moradoras da localidade de Vila Califórnia, enquanto uma antecipava a data da segunda dose, a outra recebia a primeira. “Essa pandemia me deixou com muito medo, por isso é um grande alívio finalmente chegar a minha vez”, salientou Evelyn, de 17 anos.
Até o final da tarde, 4.863 pessoas receberam a vacina, sendo 2.882 de primeira dose e 1.981 de segunda dose. Com esse quantitativo, passa para 77.161 o total de pessoas em Ipojuca vacinadas com a primeira dose e 29.474 as que tomaram duas doses do imunizante.
Dose de reforço – Na última sexta (24), Ipojuca liberou o início da dose de reforço para idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos, dentro dos períodos e critérios estabelecidos. Conforme as regras, para estes, a terceira dose deve começar a partir de outubro.
Testagem – Outra ação realizada neste sábado em Ipojuca foi a testagem para COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde ampliou os locais para que a população pudesse saber se está ou não com a doença, caso estivesse apresentando algum sintoma ou tenha tido contato com alguém teve Coronavírus. A ação faz parte do programa Testa Pernambuco, realizado em parceria com o Governo do Estado.
crédito das fotos: Aguinaldo Silva e Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário