No último sábado (14), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Cultura, realizou as eleições dos representantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura. Artistas que estavam inscritos no Cadastro Artístico e Cultural (CACI) puderam votar nos candidatos. Segundo o secretário de Cultura do Ipojuca, Jorge Henrique Soares, “a participação dos artistas foi intensa e muito representativa dentro do contexto cultural do município, o que me deixou muito orgulhoso desse movimento”, disse o gestor. A eleição ocorreu nas categorias de música, literatura, artesanato e produção cultural.
Entre os participantes que fizeram questão de comparecer em um dos locais de votação e expressar o seu papel como artista e cidadão estava o tocador de trio de pé de serra Naércio, do distrito de Camela. Ainda de acordo com o secretário Jorge Henrique, que é artista ipojucano desde os 16 anos de idade, “a eleição representa uma grande oportunidade de estar escrevendo uma nova história na cultura ipojucana”, disse o músico.
Cabe aos integrantes do conselho a análise e a aprovação do Calendário Cultural e Tradicional de Ipojuca; propor diretrizes para a Política Municipal de Cultura; colaborar nos estudos e elaboração do planejamento, planos e programas de desenvolvimento cultural do município; estimular e acompanhar o inventário dos bens que deverão constituir patrimônio cultural do município; promover e acompanhar a recuperação e conservação do patrimônio histórico, estético e paisagístico do município; promover e acompanhar programas de incentivos e desenvolvimento à cultura do município, entre outras funções.
crédito das fotos: Jack Nicolson / Secom Ipojuca
Faça um comentário