Para sensibilizar o público feminino sobre o Agosto Lilás, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Mulher, realizou, nesta sexta-feira (06), uma oficina de defesa pessoal para mulheres. A iniciativa marca o início das atividades do mês em alusão à campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres, e também em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, que faz 15 anos de instituída neste sábado, dia 7 de agosto.
Segundo a psicóloga do Centro de Referência da Mulher (CRM) Dona Amarina, Katy Acioly, “as leis estão mudando, mas o comportamento humano não. Por isso a importância de campanhas de sensibilização contra a violência feminina, que muitas vezes é tão normalizada”, disse. Para a profissional, é necessário que haja equidade de direitos. “A violência é estrutural dentro do nosso lar ainda, infelizmente. Se não existisse, nós não precisaríamos fazer campanhas”, observou.
A oficina de defesa pessoal para o público feminino foi dada pelo instrutor da área, Luiz Antônio. Na aula, ele mostrou como as mulheres podem se defender através de golpes e se livrar de comportamentos agressivos. “Não importa o tamanho ou a força do homem, mas é preciso ter técnica para poder afastá-lo”, frisou o professor. A ação contou com cerca de 10 mulheres.
crédito das fotos: Aguinaldo Silva / Secom Ipojuca
Faça um comentário