A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), realizou, nesta terça-feira (08), mais uma ação com dupla importância. A iniciativa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) consiste na compra dos produtos agrícolas de trabalhadores rurais do município e no repasse para entidades carentes da região.
No total, mais de 20 toneladas de produtos foram intermediados entre agricultores e as entidades. Entre os produtos negociados e destinados à instituições estão: cará, macaxeira, limão, laranja, banana, coco verde e seco, abacate e maracujá. “Com a ação, nós valorizamos o trabalho do homem do campo, gerando trabalho e renda dos agricultores e promovemos a segurança alimentar dessas instituições. A Prefeitura ajuda em todo o processo de logística, buscando os produtos nas localidades, na separação e depois levando os alimentos até as instituições”, detalhou o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura do Ipojuca, Alano Lira.
Para o agricultor Manoel Santana da Silva, do engenho Fortaleza, a venda dos alimentos nesse sistema representa uma grande ajuda. “É uma garantia de negociar todos os produtos, pois às vezes na feira acaba voltando algumas coisas. Além disso, o dinheiro pago permite o sustento da família e a utilização para poder fazer um novo plantio”, disse. Após a conferência e pesagem dos produtos, os fardos com os alimentos são separados e distribuídos entre as entidades cadastradas, como a Associação dos Moradores da Vila João de Barros. Para o presidente da instituição, Gregório de Oliveira, “o programa é muito importante pois garante um complemento de alimentos para muitas famílias carentes do município”, destacou.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário