Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último dia 02 de abril, o Centro Especializado de Reabilitação Eduardo José Costa (CER II), equipamento da Prefeitura do Ipojuca localizado em Nossa Senhora do Ó, montou uma exposição com trabalhos de crianças e adolescentes assistidos pelo espaço. Com o tema “Sou Autista, Sou Artista”, o projeto, desenvolvido ao longo do último mês de março, visou estimular o grupo através da questão lúdica das artes, utilizando para isso as áreas de atuação da terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia.
Por conta da pandemia, parte dos trabalhos expostos foram realizados no local e outra parte confeccionada nas residências dos próprios usuários. Foram feitos desenhos, pinturas, brinquedos com material reciclável, entre outras peças. A exposição estará no espaço até o final de abril. “Além disso, nesse período que as atividades com as crianças foram suspensas no formato presencial, seguindo na modalidade de teleconsulta, por conta da COVID, decidimos promover uma dinâmica de elaboração e envio de pequenos vídeos, de até seis minutos, às famílias com o objetivo de manter a efetividade dos atendimentos, mesmo à distância”, destacou a supervisora técnica do CER II e coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Thaís Aires. Nos vídeos são abordando temas como: Estimular a identificação e o validar das emoções; Estimulação da linguagem; Estimulação das atividades de vida diária; e Estimulação e treino da marcha.
O CER II – O Centro Especializado de Reabilitação do Ipojuca atende a pessoas com deficiência física e intelectual. Atualmente, o espaço acolhe a mais de 70 crianças e adolescentes autistas, além de ofertar terapias para crianças com microcefalia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outras. Para adultos os atendimentos estão voltado a reabilitação de amputados e pacientes acometidos por sequelas neurológicas. No momento os atendimentos estão suspensos de forma presencialmente e apenas com ações remotas devido a pandemia. O local possui uma equipe multiprofissional e conta com espaços para terapia pediátrica, reabilitação de adultos, consultórios e um ambiente específico que simula a rotina diária de uma residência (Sala de AVD).
crédito das fotos: Aguinaldo Silva / Secom Ipojuca
Faça um comentário