Uma formação com gestores da rede municipal do Ipojuca sobre a implantação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi realizada pela Secretaria de Educação do Ipojuca nos últimos dias. Com o tema “Desafios e perspectivas sobre a implantação do novo Fundeb”, o treinamento foi dado pelo professor e palestrante Carlos Eduardo Sanches. O novo sistema que começa a valer a partir deste ano.
Entre as alterações, estão questões como investimentos voltados exclusivamente à educação infantil, reforço no controle social e um incremento no aporte de recursos da União aos municípios. O novo Fundeb foi regulamentado com a sanção da Lei n° 14.113/2020. O resumo de todas as mudanças foi apresentado à prefeita do Ipojuca, Célia Sales e a parte do secretariado como por exemplo: Planejamento, Finanças, Controladoria, Procuradoria, Administração, Governo e Funprei. ”As orientações dadas vão nos permitir conquistar uma qualidade ainda maior para a Educação do Ipojuca”, destacou a prefeita.
Para o convidado Carlos Eduardo Sanches, a ideia é poder dialogar com os gestores da Secretaria de Educação e demais áreas sobre os desafios a partir dessas modificações. “Nós temos uma grande mudança na legislação do Brasil que vai impactar no dia a dia das secretarias e também no desafio que elas têm de garantir educação com qualidade. São mudanças que, apesar de tratar sobre recursos, têm uma relação muito grande com o coração da educação, que é o pedagógico”, afirmou o palestrante.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário