Nesta quinta-feira, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, a Prefeitura de Ipojuca reforçou a importância dos cuidados com a saúde dos dentes e da boca, oferecendo uma série de serviços odontológicos à população. O atendimento é realizado nas policlínicas, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no setor de urgência do Hospital Carozita Brito, em Nossa Senhora do Ó, e, principalmente, por meio de duas unidades móveis que levam assistência às comunidades dos engenhos. No dia de hoje, a unidade móvel está no Engenho Crauassú, proporcionando aos moradores o acesso facilitado aos serviços de odontologia.
Segundo o cirurgião-dentista Davi Roberto, além dos procedimentos como limpeza, restauração e extração dentária, o objetivo central da ação é a prevenção. “Estamos aqui no Engenho Crauassú, uma área de difícil acesso, garantindo que a população receba atendimento odontológico. Mais do que tratar, buscamos prevenir problemas bucais e proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos”, afirmou.
A coordenadora de Saúde Bucal do município, Valdelice Fernandes, destacou a importância dos atendimentos itinerantes. “A saúde bucal está diretamente relacionada à saúde geral. As unidades móveis permitem que cheguemos a quem mais precisa, sem que os moradores precisem se deslocar até a cidade. Mais do que proporcionar um sorriso bonito, estamos garantindo saúde e bem-estar para todos”, ressaltou.
Para os moradores, o serviço representa uma grande melhoria na qualidade de vida. “Melhora muito a nossa autoestima ter um sorriso bonito. Antes, tínhamos que pegar ônibus lotado para ir até Ipojuca e ao CEO. Agora, temos atendimento perto de casa e sem custo”, comemorou Rayssa Roberta, moradora do Engenho Crauassú.
A ampliação do atendimento odontológico nas comunidades rurais reflete o compromisso da gestão municipal com a saúde bucal e o bem-estar da população, tornando os cuidados essenciais acessíveis para todos.
Faça um comentário