O Prefeito Carlos Santana realizou nesta sexta-feira (07), ao lado de secretários municipais, uma vistoria nas obras de restauração da Igreja e Convento Franciscano de Ipojuca, um dos monumentos religiosos mais antigos do Brasil e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A obra está sendo executada em duas etapas do projeto executivo de restauro, com prazo de conclusão de 12 meses para cada uma.
A segunda etapa, com investimento de R$ 1,5 milhão, foi viabilizada por meio de emendas impositivas enviadas pela Câmara Municipal. Nesta fase, estão sendo realizados serviços de reparo da cantaria (rochas ornamentais), restauração da fachada principal e da torre sineira, além do conserto da cúpula, da azulejaria e da cobertura do convento.
Já a terceira etapa, com investimento de R$ 1,8 milhão, é viabilizada por meio de políticas de fomento cultural da Prefeitura. Nela, está sendo restaurado o altar do Sagrado Coração de Jesus, além das oito principais imagens do convento, como as de Santo Cristo, São Francisco, Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição.
A intervenção também inclui a restauração de sete painéis do século 18 e seis do século 19, pintados pelo Frei Tarcísio, além da execução de projetos elétricos e hidráulicos.
Com aproximadamente 20 profissionais envolvidos e liderada por Enos Omena, a restauração promete devolver à cidade um dos maiores patrimônios históricos e culturais de Ipojuca.
Foto: Deyvid França
Faça um comentário