O legado na área do desenvolvimento econômico fecha 2024 com novo recorde na abertura de empresas no município. Segundo dados oficiais da solicitação de viabilidade da REDESIM, no ano, até o último dia 26 de dezembro, Ipojuca alcançou o número de 556 constituição de novos empreendimentos. É o maior recorde da série histórica desde 2013. Além disso, quando analisados os dados do Painel das empresas do Governo Federal, que leva em consideração empresas de todos os portes (inclusive MEI), os resultados de Ipojuca também são animadores para a economia. Até novembro de 2024 (dados disponíveis até o momento), Ipojuca recebeu 1.311 novas empresas dos diversos portes (incluindo MEI).
Esse resultado tem relação direta com o trabalho promovido na gestão da prefeita Célia Sales na Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Em 2017, quando a prefeita assumiu, se levava dezenas de dias ou até meses para se abrir uma empresa na cidade. Hoje, é possível realizar todo o processo em 19 horas, colocando Ipojuca entre as cidades mais ágeis do Brasil no registro de novos negócios.
E para virar esse jogo, a gestora escalou um time técnico e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, dirigida na época por Marcos Queiroz, que tinha em sua estrutura a Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da cidade, encabeçada por Gustavo Veiga, passou a trabalhar na implantação de ações estratégicas e parcerias visando destravar a cidade. Entre as iniciativas, criação do Comitê Gestor Municipal da REDESIM (CGSIM), composto por todas as secretarias que se envolvem de alguma forma no processo de abertura e licenciamento de empresas na cidade.
Posteriormente, a partir de 2021 já na condução do secretário Puran Medeiros, ações de desburocratização continuaram avançando e foram dados os primeiros passos no sentido de realizar o licenciamento de empresas de forma eletrônica, através da REDESIM (os interessados não precisariam mais vir até a prefeitura para apresentar documentos em papel).
Em 2022 o processo de desburocratização de Ipojuca ganhou novo fôlego, com a Regulamentação da Lei da Liberdade Econômica no âmbito municipal (Decreto nº 914, de 12 de abril de 2022). Essa inovação foi fruto de uma parceria com o SEBRAE, que disponibilizou uma assessoria jurídica para orientar o município acerca deste tão importante avanço que simplificou o processo de abertura de empresas, dispensando de licenciamento centenas de atividades econômicas de baixo risco.
Além dessa ação, em maio de 2022, o Comitê Gestor Municipal da REDESIM de Ipojuca tomou algumas importantes decisões: todo o processo de alvará de funcionamento e sanitário deveria passar a ser tramitado de forma remota, digitalmente, dentro do Portal da Redesim; não poderia mais ser recepcionado nenhum documento de forma física nas secretarias que emitem os alvarás de funcionamento e sanitário, simplificando a vida de quem deseja empreender e gerar emprego e renda.
As inovações só avançaram, em abril de 2023 a Prefeitura de Ipojuca, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, fez uma articulação junto à Câmara de Vereadores, para aprovação da Lei do Endereço Cidadão, que possibilitou que em Ipojuca passasse a haver CEP (Código de Endereçamento Postal) por logradouros. Antes dessa lei, as pessoas físicas ou jurídicas não tinham como receber cartas ou encomendas em seus endereços e precisavam se deslocar até os correios para isso. Tal iniciativa, além de dar dignidade para a população, resultou em maior desburocratização.
crédito foto: Secom
Faça um comentário