A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou suas ações em alusão ao Abril Verde, nesta terça-feira (30), no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, em Ipojuca Centro. A atividade, voltada para os servidores, contou com uma palestra da psicóloga Rosilene Queiroz e abordou temas como inteligência emocional no ambiente de trabalho e reflexões sobre o domínio das emoções. O Abril Verde é o mês dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No município, várias ações foram realizadas em prol da causa, que foi criada desde de 2003.
Durante todo o mês, a secretaria desenvolveu práticas que lembrassem a cultura de segurança, entre elas, seminários, palestras, oficinas com nutricionistas, além de visitas em unidades de saúde. “O trabalhador é quem faz tudo acontecer. Todos os dias do ano precisamos ter uma atenção e um cuidado especial com eles, no entanto, precisamos lembrar da importância de separar um período do mês para direcionar este cuidado, trazendo atividades específicas. É muito necessário manter o servidor com informações preventivas e como eles podem se proteger no ambiente em que exerce seu ofício”, afirmou Juliana Serafim, diretora de Vigilância em Saúde.
Para o servidor Carlos Alberto Gurgel, o trabalhador precisa ter um cuidado diário para seguir com seus serviços. De acordo com ele, ter um local em que se preocupa com o bem estar de todos é, sem dúvidas, muito gratificante. “Me sinto muito grato por ter esta oportunidade. Participei da maioria das atividades voltadas ao assunto que pude, e hoje estamos sendo presenteados com a palestra da psicóloga Rosilene Queiroz que só vai me trazer mais conhecimento”, relatou. “Utilizar as ferramentas para um equilíbrio emocional no ambiente de trabalho é um dos métodos mais inteligentes e saudáveis que a pessoa pode ter. É uma maneira que permite ter clareza e mais segurança para resolver conflitos e sair de problemas com facilidade, optando pelas decisões mais corretas, harmônicas e racionais”, explicou a psicóloga Rosilene Queiroz.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro
Faça um comentário