Representando as boas práticas da área da Defesa Social, a Coordenadoria de Defesa Social do Ipojuca está representada na segunda edição da Cartilha permanente da Frente Nacional das Prefeitas e Prefeitos (FNP) Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD). O documento, divulgado durante a 86ª Reunião Geral da FNP, apresenta de forma breve o cenário de desastres que atinge as cidades brasileiras, apresentando os 27 membros da Comissão e as propostas da Comissão nos temas de financiamento e recomposição orçamentária, legislação, apoio mútuo emergencial e prevenção de desastres.
Ipojuca é citada no quesito “monitoramento e alerta”, com a implantação do sistema de alerta de sirene para inundações. No texto, é relatado como o equipamento pode ajudar no processo de avisar a população ribeirinha do Rio Ipojuca sobre a subida da calha para fazer com que tanto das pessoas como a equipes da Defesa Civil possam ficar de sobreaviso, e se possam se preparar para deixar suas casas, em casos de inundações e alagamentos. Ainda no texto, é relatado o processo de ligações periódicas para a população cadastrada que mora em áreas de risco, a fim de saber das necessidades e da promoção de visitas das equipes técnicas.
“Essa inclusão dessas iniciativas na cartilha representa um grande reconhecimento para o trabalho que é desenvolvido pela nossa equipe da Defesa Civil, sempre buscando novidades para melhor atender a população”, destacou o coordenador da Defesa Civil do Ipojuca, Daniel Pessoa. A cartilha, que já está disponível para acesso on-line, servirá de referência no Brasil e no exterior. O relatório completo pode ser visualizado através do seguinte site: https://www.redus.org.br/comissao-fnp-casd/biblioteca/7ee0ce20-ae02-4d8f-839a-60b41546c0bd
Faça um comentário