A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Mulher, através do Centro de Referência da Mulher Dona Amarina e da Patrulha Maria da Penha, promoveu, na última semana, uma capacitação para os conselheiros tutelares do município. O intuito do treinamento foi ensinar tecnicamente de como os conselheiros podem identificar a questão da violência doméstica e familiar e fazer o encaminhamento correto. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria da Mulher, no Centro do Ipojuca.
“A capacitação serviu para que os conselheiros possam se sensibilizar e identificar situações de violência, pois muitas vezes a criança que chega com o seu direito violado e aquela mãe, no intuito de proteger o filho, geralmente é a primeira a ser agredida. Para a criança ser atingida, essa violência pode ter passado primeiro pela mãe. Os conselheiros passando por essa capacitação, tem uma visão mais técnica, e podem identificar esses casos e fazer o devido encaminhamento, pois o Conselho Tutelar também faz parte da rede de enfrentamento à violência”, explicou a secretária da Mulher, Lucélia Nunes.
“Era um desejo nosso há algum tempo de alinhar alguns procedimentos e conhecer o trabalho do Conselho Tutelar e que também conhecessem o nosso. Geralmente, as mulheres que sofrem violência doméstica, direta ou indiretamente, as crianças que ali vivem também são vítimas, então precisamos de apoio e orientação. Quando trabalhamos em rede, e que a mulher é assistida pelo Centro de Referência e acompanhada pela Patrulha, se essas crianças tiverem o acompanhamento do Conselho Tutelar, conseguiremos fazer o ciclo completo de atendimento. Foi um momento muito importante e produtivo para todos nós”, comentou a comandante da Patrulha Maria da Penha, Marina Sacramento.
Crédito das fotos: Secretaria da Mulher
Faça um comentário