Preocupados em oferecer um atendimento humanizado e preparados para possíveis situações de emergência, a Prefeitura do Ipojuca, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência Social, promoveu, nesta quarta-feira (10), um treinamento de primeiros socorros, com técnicas de salvamento do SAMU Ipojuca. A ação foi voltada para servidores que trabalham em casas de acolhimento, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS),no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Programa Criança Feliz e na Escolinha de Surf. A atividade aconteceu no auditório da Escola Municipal Santo Cristo, Ipojuca Centro, e teve como objetivo melhorar o atendimento às crianças, prevenindo de eventuais acidentes.
De acordo com a secretária de Saúde, Manúcia Medeiros, o treinamento foi de suma importância, tendo em vista que, em casos de emergência, o primeiro atendimento realizado nos primeiros minutos por pessoas comuns diminui o risco de morte e sequelas. “Essa é uma oportunidade muito útil para esses profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes, pois, a qualquer momento, pode acontecer algum acidente entre eles, como uma situação de engasgo. Ou seja, problemas que podem ser remediados até a vítima ser levada para a emergência. Intervenções precoces são essenciais”, disse.
Para a secretária de Assistência Social do Ipojuca, Anne Banja, “esse curso é um grande presente da equipe Samu para os nossos servidores, pois através desse trabalho preventivo deixamos todos capacitados. É uma forma dessas pessoas que trabalham com crianças e adolescentes se sentirem mais seguros na hora de qualquer emergência”, relatou. O local estava cheio de servidores que, atentos, acompanhavam as explicações teóricas e práticas. “Eu acho muito importante uma palestra como essa tanto para as crianças que cuidamos no nosso trabalho, quanto para os nossos filhos. Espero que tenha mais ações como essas para que possamos cuidar melhor, ter mais desempenho e instrução”, relatou a educadora da Casa de Acolhimento Raio de Luz, Tamyres Carla da Silva.
Créditos: Marly Ribeiro
Faça um comentário