O município do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta quarta-feira (10), a vacinação contra a dengue nas policlínicas da cidade. No primeiro momento a imunização se destina apenas a população com faixa etária de 10 e 11 anos, mas será ampliada posteriormente para outras faixas, de acordo com a disponibilidade de doses enviadas.
A remessa de imunizantes foi disponibilizada pelo Governo Federal para a Secretaria de Saúde de Pernambuco, que recebeu na última sexta-feira (05), cerca de 72 mil doses da vacina Qdenga. O Governo de Pernambuco iniciou a distribuição para os municípios na última segunda-feira (08). Foram beneficiados neste primeiro momento 20 municípios. O público-alvo desta etapa de imunização são as crianças de 10 e 11 anos, diante da limitação de quantidade recebida e devido ao alto índice de hospitalização dessa faixa etária. A imunização completa é com 2 doses, sendo a segunda após 90 dias da primeira. A vacina protege contra os 4 sorotipos do vírus, mas é importante ressaltar que a prevenção deve ser constante, com uma boa verificação e limpeza das áreas que podem servir de criadouros para o Aedes Aegypti e uso frequente de repelentes.
“É importante que os pais ou responsáveis compareçam às policlínicas de todo o município, munidos do cartão de vacinação da criança e do cartão do SUS. Essa arbovirose possui uma sazonalidade, com aumento acentuado dos casos e também risco para epidemias, especialmente entre os meses de novembro de um ano e maio do seguinte, devido ao período mais quente e chuvoso. Além da dengue, o Aedes Aegypti ainda transmite a zika e a chikungunya, por esse motivo, mesmo com a imunização, não podemos nos descuidar da prevenção”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ipojuca, Kate Gomes.
Crédito da foto: Jack Nickolson/Secom
Faça um comentário