A Secretaria de Defesa Social, através da coordenadoria da Defesa Civil do Ipojuca, foi convidada pela Secretaria Executiva Estadual de Proteção e Defesa Civil para palestrar na reunião de integração dos gestores dos órgãos de Defesa Civil dos municípios da Zona da Mata, para a Operação Inverno 2024. O evento aconteceu nesta terça-feira (09), na Faculdade UNIFACOL, em Vitória de Santo Antão, e teve como objetivo o fortalecimento dos Sistemas Estadual e Municipal, com a troca de experiências e boas práticas executadas em Pernambuco.
Entre diversas práticas de prevenção, a Defesa Civil Ipojucana vem ganhando destaque pela implantação de um mecanismo simples e de fácil acesso para a população, o uso de mensagens SMS 40199. A ferramenta é de simples manuseio e ajuda as pessoas que não têm facilidade com as plataformas digitais. “É com enorme prazer que estamos sendo convidados mais uma vez para falar das práticas que desenvolvemos e vem servindo de modelo para as outras regiões. É nosso dever pensar no coletivo para que todos tenham alcance à prevenção”, relatou o coordenador de Defesa Civil, Daniel Pessoa, que junto à equipe já foi convidado para palestrar na Faculdade do Jaboatão dos Guararapes e hoje na Zona da Mata.
Com o trabalho prévio da Operação Inverno, há três anos o município não registrou nenhum desastre e, até agora, só houve quedas de árvores de pequeno porte, sem vítimas, e pequenos deslizamentos de encostas. A integração da equipe com outras secretarias também é um dos motivos que fortalece as medidas protetivas. Diferente do ano passado, desta vez, o trabalho da Operação Inverno começou mais cedo, em dezembro, devido às chuvas que começaram a chegar. São mais de 130 profissionais nas ruas envolvidos e 17 equipamentos, entre eles: Caminhão hidrojato, retroescavadeiras, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas realizando as limpezas de canais e canaletas.
Créditos: Divulgação Secom
Faça um comentário