A Prefeitura do Ipojuca, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, através de uma iniciativa do Governo Nacional, realizou, nesta quarta-feira (20), uma grande ação de vacinação denominada de “Dia M”. A campanha, que também integra o projeto Cuida PE Mulher, é alusiva à imunização contra o Papilomavírus Humano (HPV), para meninas e meninos, entre 9 e 14 anos, nas escolas públicas de Pernambuco. Na cidade ipojucana foram contempladas 19 escolas, entre elas municipais e estaduais como, Escola Alto da Bela Vista, Aderbal Jurema, Domingos Albuquerque, Aníbal Cardoso, Maria das Dores, entre outras.
Além de se imunizar contra o HPV, o estudante pode, ainda, atualizar a caderneta com os demais imunizantes do calendário básico nacional. Na Escola Municipal Castelo Branco, em Serrambi, meninos e meninas do sexto ao nono ano se vacinaram contra varicela, sarampo, antitetânica, hepatite A, hepatite B, DTPA (Difteria, Tétano e Coqueluche), HPV, ACWY (Meningocócica) e gripe. “A gente vem para as escolas, pois é onde nós encontramos o maior número de estudantes. Se ficarmos esperando eles nas unidades de saúde, não vamos ter uma quantidade relevante que esperamos”, relatou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ipojuca, Kate Gomes.
Na Escola Estadual Anibal Cardoso, em Nossa Senhora do Ó, se vacinaram cerca de trezentos estudantes, nos turnos da manhã e tarde. “Estamos em um período dessas arboviroses e é importantíssimo que esses imunizantes, de forma geral, venham até eles. O estudante imunizado é a garantia de proteção para eles, para os profissionais das escolas e para as famílias”, relatou a diretora do Aníbal Cardoso, Andrea Virginia. Para o estudante Paulo Ricardo, do oitavo ano, da escola Castelo Branco, “Tomar a vacina foi bem normal, nem doeu tanto. Eu estou tomando para não ficar doente, nem adoecer outras pessoas. É uma forma de me manter saudável. Aprendi com a minha mãe”, relatou.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário