Tendo o cuidado com a população negra e quilombola do município e sabendo da importância que pauta da inclusão e visibilidade do público tem, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Políticas de Saúde da População Negra, e em parceria com a Secretaria Especial da Mulher realizou uma Ação da Saúde para a população negra. A atividade foi voltada para os moradores do Comunidade Quilombola Ilha de Mercês, em Ipojuca, e contou com palestra em alusão ao Dia Internacional da Mulher, Testagem Rápida, Clínico Geral, Odontologia, Orientação Nutricional, Citologia e Vacinação.
Situada na Zona Rural do município, o local é composto por mais de 700 moradores que, periodicamente, entre dois e três meses recebem atenção básica de saúde. Desta vez, a atividade contou com alguns pontos a mais, entre eles, palestras para as mulheres, em alusão ao mês de março quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher e a nosologia, a parte da medicina que descreve, estuda e classifica as doenças das Populações afro-brasileiras. “Aqui é uma comunidade de difícil acesso. Então, para as pessoas saírem em busca de uma consulta é bastante complicado. Pensando nisso, nós vamos até eles”, falou a Coordenadora de Saúde da Política da População Negra, Daniela Rodrigues.
Ainda de acordo com Daniela, “a atenção para esse povo deve ser redobrada, pois são pessoas com condições adquiridas, derivadas de fatores socioeconômico e educacional desfavoráveis, de intensa pressão”, explicou. “É sempre importante ter acesso a um médico, já que aqui temos um certo tipo de dificuldade para ir até eles. Essas ações nos ajudam bastante”, falou a dona de casa Ailda Maria de Lourdes.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário