Demonstrando destaque em diversas categorias, a Prefeitura do Ipojuca, desta vez, atingiu quase 100% nos índices de confiabilidade e convergência entre os municípios de Pernambuco, ficando atrás apenas de Jaboatão dos Guararapes. A partir do cálculo do Índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco as entidades avaliadas foram classificadas em cinco níveis de convergência e consistência contábil, entre elas: desejado, aceitável, moderado, insuficiente e crítico. Foram definidos 12 critérios de avaliação, os quais detalhados em 90 subcritérios de avaliação. Para cada subcritério foi atribuído um grau de atendimento, considerando os 184 municípios pernambucanos. Durante todo o trabalho foram realizadas um total de 16.560 verificações.
Especificamente falando, a cidade alcançou um percentual de 99,22%, correspondendo a uma pontuação alcançada de 382, de um máximo de 385 que os municípios poderiam atingir, referente à informação disponibilizada pela prefeitura através dos demonstrativos enviados eletronicamente ao sistema e-TCE e ao sistema Siconfi, bem como as informações registradas na Lei Orçamentária referente ao exercício de 2022. O levantamento é feito pelo o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) que divulgou o relatório 2023 do Índice de Convergência e Consistência Contábil (ICCPE) dos 184 municípios pernambucanos.
A pesquisa é bianual e avaliou a adequação da estrutura e o grau de confiança das informações nos demonstrativos contábeis de 2022 enviados pelas prefeituras. A ferramenta contribui para melhorar a qualidade dos dados fornecidos e a transparência da gestão pública. “Recebemos o resultado com muita satisfação, pois reflete o nosso compromisso e esforço em prestar contas com precisão, integridade, qualidade, consistência, transparência e tempestividade, demonstrando assim, efetiva consonância com a convergência e consistência contábil. Estamos sempre nos aperfeiçoando e atualizando para garantir que os dados contábeis e fiscais do município sejam confiáveis, objetivos e claros. Tudo isso só foi possível graças à integração de todos os órgãos que compõem a Prefeitura do Ipojuca para a consolidação das informações que são enviadas para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.”, relatou o Diretor de Contabilidade, Tacyto Azevedo.
Faça um comentário