Teve início nessa quinta-feira (14), mais uma Festa de São José, padroeiro do Engenho Gaipió, na área rural do Ipojuca. Os festejos que fazem parte do calendário cultural do município, acontecem com o apoio da Prefeitura do Ipojuca, por meio das Secretarias de Cultura, Defesa Social, Controle Urbano, Infraestrutura, Saúde e AMTTRANS. As celebrações religiosas acontecem do dia 14 a 16, e as apresentações culturais nos dias 16 e 17 de março.
“Em Ipojuca, a devoção a São José de Gaipió iniciou no século XVIII, mais precisamente na construção do próprio engenho e de sua primitiva igreja entre os anos de 1784 e 1789. A festa de São José de Gaipió é composta por uma parte religiosa e outra popular. A religiosa é realizada com o tríduo (três dias) de orações, cânticos, terços, encerrando com a procissão festiva. Já a popular, acontece no final semana próximo a data do Santo, que é 19 de março, dia de plantar o milho e pedir bênçãos ao Santo, para que se tenha boa colheita e fartura na zona rural”, detalhou o secretário de Cultura, Jorge Henrique.
Todo dia 19 de março, dia dedicado a São José, os católicos festejam o protetor dos trabalhadores, dos artesãos, das famílias e padroeiro dos agricultores. De acordo com a tradição, quando chove no dia de São José é um sinal de boa colheita naquele ano e garantia de uma mesa farta. A Igreja também o considera o seu patrono, essa devoção e reconhecimento se deve a proteção oferecida por São José a Maria e a Jesus.
Faça um comentário