Com atenção redobrada, para além da educação, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (14), na escola Municipal Professor Aderbal Jurema, ações do Programa Saúde na Escola, em parceria com a Gerência Educacional de Programas e Projetos. Para os estudantes dos anos iniciais, o tema foi o Combate contra Aedes Aegypti ministrado pelos agentes de endemias. Já para os do oitavo e nono ano, Saúde Sexual e Reprodutiva conduzido pela enfermeira Angela Faria. A ação teve como objetivo prevenir a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis e a Proliferação do mosquito da dengue, junto com atualização vacinal. De acordo com o cronograma de Março, o programa contemplará as escolas Jesus Nazareno, Santa Inês, Aderbal Jurema, Manoel Nogueira, Paroquial São Miguel, e Bela Vista.
Ao todo serão 13 ações que o programa irá abordar como saúde ambiental, promoção de atividade física, alimentação saudável e prevenção a obesidade, promoção de cultura de paz e Direitos Humanos, prevenção da violência e dos acidentes e prevenção de doenças negligenciadas. Também fará parte da pauta a verificação da situação vacinal, saúde sexual, prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas, saúde bucal, auditiva e ocular, além da prevenção à Covid. “Ações como esta de hoje reforçam a importância da parceria entre as secretaria de Saúde e de Educação, além de conscientizar sobre o autocuidado dos nossos jovens e atualização da caderneta vacinal”, relatou o gestor da Escola Municipal professor Aderbal Jurema, André dos Santos Bezerra.
O PSE age em conjunto com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), e seu planejamento considera o contexto escolar e social, diagnóstico local em saúde escolar e a capacidade operativa do programa. Ele propõe um novo desenho da política de educação e saúde, permitindo ampliação progressiva de ações executadas pelos sistemas de saúde e educação, além de promover participação maior da comunidade nas ações de saúde.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/ Secom
Faça um comentário