A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Educação e da Gerência de Programas e Projetos, realizou, nesta terça-feira (12), uma apresentação do Projeto Horta nas Escolas. O encontro aconteceu no Centro de Formação dos Professores Nadir da Costa Monteiro, no Centro do Ipojuca, e reuniu representantes das secretarias e estudantes da rede municipal de ensino.
“Estar aqui vivenciando esse projeto da Secretaria de Agricultura junto com a Secretaria de Educação é maravilhoso. Essas hortas trazem aprendizado e um benefício muito grande aos estudantes que estão participando. São inúmeros os benefícios que o projeto traz consigo, como o contato com a terra, o cultivo e a alimentação saudável. Quero agradecer a Secretaria de Educação pela parceria e por sempre nos receber tão bem”, comentou a diretora da Secretaria de Agricultura, Priscila Carneiro. “A integração entre as secretarias é algo que nos traz muito valor, pois como disse Paulo Freire, ‘a educação sozinha não transforma a sociedade, mas sem a educação a gente não muda onde caminha’. A partir do momento que defendemos uma educação integral, holística nós podemos e devemos ofertar aos estudantes oportunidades diferentes”, comentou a diretora de Gestão Educacional, Iêda Mariano.
Para a gerente educacional de Programas e Projetos, Elilde Ramos, é muito importante a parceria da Secretaria de Agricultura para agregar valor ao aprendizado nas escolas. “Retomar, dar continuidade a esse projeto que é muito importante, não só pela educação ambiental, mas também pelos benefícios à saúde. Essa parceria com a Secretaria de Agricultura apresenta as vantagens da Horta Escolar e seus impactos positivos na vida dos estudantes e seus familiares, já que os mesmos se tornam multiplicadores de tudo que aprendem”, comentou Elilde. As escolas são selecionadas por meio de visitas técnicas com a equipe da Secretaria de Agricultura para verificar a viabilidade, e tornar dessa forma, as áreas ociosas em agricultáveis. Já foram contempladas 14 escolas e haverá ampliação do projeto em breve.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário