Referência na Região Metropolitana do Recife, a Secretaria de Defesa Social, através da Coordenadoria da Defesa Civil da Prefeitura do Ipojuca, foi convidada, nesta terça-feira (12), para dar uma palestra sobre a experiência no uso de mensagens enviadas para a população na Gestão dos Riscos nos períodos de chuva, feitas pelo número 40199. A reunião de integração dos gestores dos órgãos de defesa civil dos municípios da RMR para Operação Inverno 2024, coordenada pela Secretaria Executiva Estadual, teve como objetivo o fortalecimento dos Sistemas Estadual e Municipal, com a troca de experiências e boas práticas executadas na região. O evento aconteceu na Faculdade UNIFG, em Jaboatão dos Guararapes, e contou com a participação de representantes de Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.
Considerando a proximidade do início do período chuvoso na RMR, com registros históricos de elevadas precipitações pluviométricas, a iniciativa abordou a preparação e fortalecimento dos entes integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, como responsáveis pelas ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Ou seja, todos aqueles que se inserem nos órgãos de proteção e defesa civil do Estado e dos Municípios. “Escolhemos esse tema sobre o uso de mensagens em situação de risco, pois ele abrange pessoas que têm internet e as que não têm, além de facilitar o manuseio com as plataformas tecnológicas mais complexas. Tanto os celulares novos quanto os mais antigos recebem o SMS. Fomos uma das primeiras cidades a implementar um sistema de prevenção que abrange toda a população”, declarou o coordenador de Defesa Civil, Daniel Pessoa.
Para ele, foi uma honra ser convidado pelo governo do estado como município de referência. “Nos sentimos lisonjeados por ter sido Ipojuca o escolhido para passar informações e métodos de prevenção. É muito importante servir como exemplo para as outras cidades. Lembro que é um canal gratuito e de fácil acessibilidade para todos”, concluiu Daniel. Graças a um trabalho prévio da Operação Inverno, realizado no ano passado, a Prefeitura do Ipojuca conseguiu minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que aconteceram nos períodos chuvosos. Foram registradas apenas três quedas de árvores de pequeno porte, sem vítimas, e pequenos deslizamentos de encostas.
Créditos: Divulgação
Faça um comentário