A tarde desta quinta-feira (18) representou um marco para a economia e o desenvolvimento da cidade do Ipojuca. Durante cerimônia que contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, foi anunciada a retomada dos investimentos na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), que irá mais do que dobrar a capacidade de refino da unidade localizada no complexo industrial de Suape. Como chefe do executivo municipal, a prefeita Célia Sales recebeu o presidente Lula e representou Ipojuca no dispositivo de honra, que também contou com a presença de autoridades como a governadora Raquel Lyra, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, ministros, senadores e deputados.
No evento, foi divulgado oficialmente o início das obras do trem 2 da refinaria, representando um investimento de R$6 a R$8 bilhões, dentro do orçamento previsto através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Os serviços devem gerar mais 30 mil empregos diretos e indiretos em Pernambuco. E em seu discurso, dirigindo-se diretamente ao presidente Lula, a prefeita Célia Sales falou: “Gratidão por estar aqui hoje em nossa amada cidade, presidente. Gratidão por tudo que o senhor já fez por Ipojuca. Gratidão por não desistir do Brasil e agora ter voltado aqui para cumprir mais uma promessa e lançar mais um grande investimento: a duplicação da refinaria Abreu e Lima que empregará dezenas de milhares de cidadãos e cidadãs de toda a região”, disse a gestora.
Além de gratidão, a prefeita reforçou em sua fala em dois outros pontos: cuidar e trabalhar. “Tenho certeza que o senhor, presidente, não deixará seu povo esquecido, e que trabalhando juntos, faremos uma revolução não só em Ipojuca, mas em toda a região, pois foi o senhor que me ensinou que cuidar e trabalhar geram naturalmente a gratidão e eu, os ipojucanos e os brasileiros somos todos muito gratos por tudo o que o senhor fez, faz e, sem dúvidas, ainda fará por Ipojuca, pelo nosso país e principalmente pelo nosso povo”, afirmou Célia Sales.
Ovacionado pelos trabalhadores da refinaria e todos os presentes em vários momentos, o presidente Lula destacou o dia histórico para ele, para Pernambuco, o Brasil e para o trabalhador brasileiro. “Quando esta refinaria estiver funcionando totalmente, ela vai faturar U$ 100 milhões por ano”. Ainda afirmou que o primeiro ano do seu mandato foi apenas o de recuperação das coisas e que agora inicia a colheita. Segundo o presente da Petrobras, Jean Paul Prates, a capacidade de produção será aumentada tanto no trem um de refino como no dois. “Essa será a refinaria mais moderna e mais nova de todo o continente americano. Essa é a refinaria da volta por cima, essa é a refinaria do grau máximo de resiliência, de resistência e de capacidade de recuperação”, afirmou.
crédito fotos: Jack Nicholson / Secom Ipojuca
Faça um comentário