Mais um reconhecimento para o município do Ipojuca. Nessa última segunda-feira (18), a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde foi premiada com a primeira colocação no II Seminário de Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde. Com o trabalho intitulado “Ipojuca por dentro do VSPEA”, a ação apresentou a implementação das diretrizes da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) no município, contribuindo com iniciativas integradas que proporcionem melhor qualidade de vida e trabalho às pessoas expostas ou potencialmente expostas a agrotóxicos.
“Com descrito no projeto, Ipojuca possui uma área territorial prioritariamente rural, com 72 engenhos ativos, e um
importante polo industrial de Suape. Sendo assim, reconhece que muitas atividades utilizam produtor químicos, como a produção industrial, a agropecuária e a cana de açúcar. Por isso, observou a necessidade da implantação da vigilância específica”, afirmou a diretora Vigilância em Saúde, Juliana Serafim.
Para a secretária de Saúde do Ipojuca, Manúcia Medeiros, a premiação reforça o compromisso da administração com a população e o cuidado com as questões de saúde pública. “Nesse projeto premiado, por exemplo, a nossa equipe definiu ações de educação em saúde, sobretudo na rede municipal de ensino, e elaboração de materiais educativos, como cartilha, literatura de cordel, história em quadrinhos e jogos com a temática do VSPEA”, explicou a gestora. A iniciativa ipojucana também propôs a capacitação de profissionais de saúde, priorizando em um primeiro momento uma atividade integrada entre o Agente Comunitário de Saúde e o Agente de Combate as Endemias.
crédito foto: divulgação
Faça um comentário