Uma boa notícia para os agentes culturais do Ipojuca. O município teve a proposta do Plano de Ação aprovada na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A iniciativa, instituída pela Lei nº 14.399, visa fomentar a cultura em todos estados, municípios e Distrito Federal.
Com recursos previstos até 2027, a PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura, mediante repasses da União aos demais entes federativos de forma continuada. Para Ipojuca, o valor aprovado para realização de projetos culturais é de R$716.937,18. “É mais uma política pública que visa valorizar a cultura dos estados e municípios, e que Ipojuca está inserida para garantir que as nossas manifestações, artistas e fazedores de cultura sejam beneficiados. Agora, vamos aguardar a normativa do Ministério da Cultura para seguir os próximos passos”, afirmou o secretário de Cultura do Ipojuca, Jorge Henrique.
Entre as possibilidades de uso dos recursos, está a realização de programas, projetos e ações visando à difusão de obras de caráter artístico e cultural; apoio a produções audiovisuais e jogos eletrônicos; exposições, festivais, festas populares, feiras e espetáculos; cursos de formação para profissionais da cultura, estudos e pesquisa nas diversas áreas culturais, entre outras iniciativas.
Faça um comentário