Com o objetivo de proporcionar a carteira de habilitação para jovens ipojucanos de baixa renda, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Juventude, lançou nesta segunda-feira (27), o projeto Juventude Habilitada. O projeto teve origem em resposta a uma demanda identificada pelo Programa AGORA da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Após análise das demandadas vagas das empresas, constatou-se a importância da posse da Carteira Nacional de Habilitação – CNH como requisito para preencher várias oportunidades de emprego. A cerimônia de lançamento aconteceu no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, em Ipojuca Centro, e contou com a apresentação de Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca, além da vice-prefeita, Patrícia Alves, representando a prefeita Célia Sales, o secretário de Juventude, Diego Araçá; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Puran Medeiros; a representante da auto-escola Porto de Galinhas, Eduarda Quermily e uma das alunas beneficiadas, Anaisa Silva.
Para conseguirem habilitação, os jovens passaram por um processo seletivo que ocorreu entre os dias 06 a 08 de novembro, contemplando 80 jovens, sendo 50% das vagas destinadas às mulheres e 50% para os homens. As inscrições ocorreram de forma presencial na Secretaria de juventude, por meio de edital. “Não estamos apenas oferecendo uma habilitação gratuita, estamos oferecendo a partir desse projeto, oportunidade em outras áreas. Todo o projeto foi desenvolvido com base nos dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que mostrava a necessidade dos jovens terem uma CNH, para que possam ocupar determinadas vagas de emprego, que necessitam de habilitação para dirigir. Como sabemos que a maioria não conseguiria pagar, resolvemos desenvolver essa ação, beneficiando ainda mais nossos jovens ipojucanos”, explicou o secretário de Juventude, Diego Araçá.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Puran Medeiros, o Juventude Habilitada é um diferencial na hora de conseguir uma vaga de emprego. “O município está crescendo e nós estamos trabalhando fortemente para que iniciativas como essas fortaleçam o desenvolvimento do nosso povo em várias áreas, principalmente, na área da geração de emprego e renda”, falou. Para o jovem Jefferson Hallesson, de 28 anos, que está desempregado, a ação é uma esperança de ingressar no mercado de trabalho. “Essa oportunidade está sendo única para mim, porque até então, eu não tinha previsão de quando eu poderia adquirir uma CNH. Esse projeto apareceu em um momento certo na minha vida, me dando mais esperança para que ampliasse meus conhecimentos”, explicou Jefferson.
Credito das fotos: Wilderson Pimentel/ Secom
Faça um comentário