Dentro das preocupações ao que se refere os cuidados no ambiente de trabalho, a Prefeitura do Ipojuca deu um passo mais importante para uma categoria tão fundamental ao município. Nesta sexta-feira (24), a gestão municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou a entrega de vários Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para pescadores e marisqueiras de Porto de Galinhas, Serrambi e de Nossa Senhora do Ó. Ao todo, foram 166 kits, contendo camisas e chapéus com proteção UV; botas; luvas; garrafas térmicas para água; coolers e caixas de isopor. A atividade aconteceu na Colônia dos Pescadores Z-12, em Porto de Galinhas e contou coma presença da vice-prefeita, Patrícia Alves, representando a prefeita Célia Sales, a diretora geral da secretaria municipal de Agricultura, Jackeline Gadé e o presidente da Colônia, José Alberto da Silva.
A iniciativa teve como objetivo valorizar os profissionais que tiram o sustento diário do mar, permitindo que eles tenham mais qualidade de vida e segurança no manejo cotidiano das tarefas. Todos os materiais entregues são padronizados e sob medida para os pescadores e marisqueiras que atuam nessa atividade. “Nós vislumbramos que EPIs são fundamentais para a segurança desses trabalhadores. Eles estão recebendo este kit porque temos a consciência que a proteção e a hidratação, para este tipo de ofício, são essenciais”, relatou a diretora Jackeline Gadé. Para o presidente da Colônia de Pescadores Z-12, José Alberto, cada equipamento tem um destino necessário. “Todos os objetos entregues são necessários, a exemplo das botas que protegem os pé de ostras e de mariscos; camisa UV, boné e protetor solar contra o sol, além dos isopores, onde eles colocam seus peixes e mariscos e as bolsas térmicas, para os seus lanches”, disse.
Para a vice-prefeita Patrícia Alves, “é muito importante lembrar dos trabalhadores da nossa terra, que saem todos os dias para trabalhar e trazer alimento para sua mesa. Esta ação de hoje é uma atenção a mais que estamos dando para essas pessoas”, disse. Para a marisqueira Luciana Maria Silva Souza, que trabalha no ramo desde os seis anos de idade, hoje está sendo um dia muito importante. “Estou me sentindo muito honrada e reconhecida. Tudo isso aqui que estamos recebendo vai nos dar, sem dúvida, um trabalho mais produtivo. Principalmente, para mim que além de marisqueira, também pesco, mergulho e remo jangada”, relatou.
Crédito das fotos: Agnaldo Silva
Faça um comentário