Dando mais um passo importante no que se refere às crianças ipojucanas, a Prefeitura do Ipojuca, por meio de um Comitê Municipal Intersetorial, apresentou, nesta segunda-feira (13), o primeiro Plano Municipal da Primeira Infância do Ipojuca. Com o objetivo de garantir que os direitos dos meninos e meninas sejam integralmente atendidos, o PMPI é constituído por um diagnóstico da situação de vida, desenvolvimento e aprendizagem dos 0 aos 6 anos de idade. A atividade aconteceu no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, em Ipojuca Centro, e também contou, inicialmente, com apresentação cultural da Academia de Promoção e Inclusão Social (APIS), de Salinas. A mesa foi composta pela secretária de Assistência Social, Anne Banja; a secretária executiva da Assistência Social, Sandra Cunha; o secretário de Educação, Francisco Amorim; o presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, José Rufino; e a vereadora Adilma Lacerda.
Além de ações que podem mudar o presente e subsidiar o futuro dos cidadãos, o Plano Municipal da Primeira Infância define metas que permitem avaliar o acesso da meninada e suas famílias aos serviços públicos de saúde, educação, lazer, cultura, entre outros direitos inerentes à vida. “Nossa gestão está preocupada com as políticas voltadas para primeira infância, algo tão relevante na vida dos ipojucanos. Hoje é uma etapa da audiência pública em que a sociedade civil e as secretarias, de forma geral, vão ver como é o nosso plano de trabalho. Primeiro, é preciso que ele seja aprovado para dar continuidade às próximas etapas, que são a formatação deste documento, a elaboração do projeto de lei e, assim, o envio para a câmara’, explicou a secretária de Assistência Social, Anne Banja.
O Comitê, que tem a responsabilidade de cuidar da formulação e monitoramento do PMPI, juntamente com especialistas envolvidos no desenvolvimento, já vem se reunindo mensalmente para discutir esse plano. De acordo com a assistente social, Taciana Albuquerque, esta é uma etapa final de tudo o que vem sendo dialogado. “Isso é uma prova que a gestão prioriza esta etapa de vida, porque diversos estudos já comprovaram que a primeira infância é o momento mais importante da vida do ser humano, onde se desenvolve todas as potencialidades e competências. Este momento aqui é a etapa final de um conjunto de discussões que vêm acontecendo por diversas secretarias, o que elas fazem, o que propõem e as propostas de responsabilidade de cada uma”, afirmou Taciana.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro
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