Os estudantes da rede municipal do Ipojuca iniciaram a semana sendo avaliados. Mais de três mil jovens dos anos iniciais e finais do ensino fundamental começaram, nesta segunda-feira (07), a realizar as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A atividade, que vai até o dia 14 deste mês, é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. No município, a ação coordenada pela Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, está acontecendo nas escolas Santa Inês, Elisa Emília, Dubeux Dourado, N. Senhora de Lourdes, Eduardo Campos e Joaquim do Rego.
Para o secretário executivo de Educação, Edvaldo Medeiros, este é um momento de entender o que os estudantes precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. “O que buscamos é a qualidade da educação e ela passa por esses aspectos avaliativos. A avaliação do SAEB nos permite identificar áreas de fraqueza e força no sistema educacional, com o objetivo de melhorar o ensino. É uma maneira de promover a equidade educacional e preparar os estudantes para o futuro, além de manter melhorias contínuas no ensino, beneficiando diretamente nossos estudantes, ” disse.
Outra preocupação da rede de ensino é saber o nível de aprendizagem dos jovens após o período pós-pandemia. Os resultados obtidos vão oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas nacionais de educação. Os resultados estão previstos para serem divulgados, parcialmente, em abril e definitivamente em julho do próximo ano. “Essa avaliação é de fundamental importância para o nosso município. Ela nos dará um norte dos avanços e de possíveis fragilidades na aprendizagem dos nossos estudantes. A partir dos nossos resultados, podemos sugerir intervenções direcionadas que venham a mitigar as fragilidades e elevar cada vez mais os nossos índices”, disse a professora e gerente dos anos finais da Educação, Edivânia Nunes.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro
Faça um comentário