A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, em colaboração com o Coletivo Lixo Zero Ipojuca e a Escola de Referencia em Ensino Médio José Mário Alves da Silva, realizou, nesta quinta-feira (26), uma série de ações educativas alusivas a Semana do Lixo Zero. Com o objetivo de conscientizar e educar os estudantes do 1º ano do ensino médio sobre práticas sustentáveis e a gestão correta de resíduos, os educadores reuniram os jovens para as ações que aconteceram em Porto de Galinhas.
As atividades incluíram oficinas e palestras ministradas por educadores e professores envolvidos com a causa ambiental. Os estudantes também participaram de uma aula prática liderada pelo educador ambiental Wellington Rodrigues, onde aprenderam reutilizar garrafas de vidro para confeccionar abajures e também brinquedos criativos com garrafas PET, incentivando dessa forma, a ideia de reutilização e reciclagem. O Lixo Zero é baseado nos 5 R ‘s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A Semana Lixo Zero tem o intuito de promover uma mudança de mentalidade, incentivando assim, a sustentabilidade nas comunidades.
O coordenador do Núcleo de Educação Ambiental do Ipojuca, Rogério Nascimento, palestrou para os estudantes. “A Semana Lixo Zero busca induzir o máximo aproveitamento e manejo correto dos resíduos recicláveis e orgânicos. A meta final da iniciativa é reduzir o encaminhamento desses materiais para aterros sanitários, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, destacou Rogério. Para o representante, essa ação com a participação de educadores, estudantes e entusiastas do meio ambiente significa um passo importante em direção a um município mais limpo e sustentável.
Crédito das fotos: Divulgação
Faça um comentário