A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Academia da Saúde, realizou, nesta terça-feira (24), uma ação alusiva ao Outubro Rosa. Além das atividades físicas, como aula de dança, os participantes tiveram uma palestra sobre o câncer de mama e orientação com uma nutricionista. O encontro aconteceu na Academia da Saúde, no Centro do Ipojuca.
A nutricionista coordenadora de vigilância alimentar e nutricional, Kayser Figueiredo, destacou o papel da alimentação na prevenção do câncer. “Uma alimentação saudável aliada a atividade física, ainda é a melhor forma de evitar doenças. Todos temos células cancerígenas, mas os principais gatilhos que desencadeiam os problemas são a má alimentação e o sedentarismo. Uma alimentação equilibrada com um prato bem colorido e a prática de exercícios, contribuem para uma vida melhor”, destacou a nutricionista.
A moradora de Porto de Galinhas, Litiane da Silva, que está em tratamento contra o câncer de mama, falou sobre a sua trajetória. “Nós mulheres temos que nos cuidar, nos ver, ao primeiro sinal de que algo não vai bem, temos que procurar ajuda profissional. Precisamos nos amar primeiro e não abaixar a cabeça diante das adversidades. Algumas pessoas vão te criticar, outras te apoiar, a doença veio como uma espécie de filtro, só permaneceram na minha vida alguns poucos amigos, porém, os verdadeiros”, falou Litiane.
crédito fotos: Marly Ribeiro
Faça um comentário