Após ser premiada no âmbito estadual, a Coordenadoria da Defesa Civil da Prefeitura do Ipojuca é novamente destaque, dessa vez, numa iniciativa nacional. O trabalho desenvolvido por Ipojuca foi selecionado para integrar o Banco de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil. A ação é em celebração à Semana Nacional de Proteção e Defesa Civil e desenvolvida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Além de Ipojuca, outros 26 cases de boas práticas em defesa civil foram selecionados por meio de edital, se destacando por serem de baixo custo, facilmente replicáveis e demonstrarem resultados consistentes e inovadores. De Pernambuco, só Ipojuca e Recife foram escolhidas no edital 2023. As iniciativas estão divididas nos seguintes eixos: Ações de Enfrentamento à Seca e à Estiagem; Iniciativas para as Comunidades; Estruturação de Órgãos de Proteção e Defesa Civil; e Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.
A Defesa Civil do Ipojuca foi escolhida no eixo temático “Iniciativa para as comunidades”, com o desenvolvimento de ação de Monitoramento Ativo, que consistiu na criação de um cadastro dos usuários de áreas de risco e que recebem ligações semanalmente de monitoramento. “Em casos de necessidade, nós abrimos uma ocorrência e enviamos um vistoriador e, na sequência, uma equipe ao local para atender a solicitação. Esse contato ativo reforça a preocupação da gestão da prefeita Célia Sales com os ipojucanos que vivem nessas áreas, garantindo que esse cuidado seja constante”, explicou o coordenador de Defesa Civil do Ipojuca, Daniel Pessoal. Segundo o profissional, atualmente são quase 500 usuários que utilizam os serviços da Defesa Civil do município.
crédito fotos: arquivo Secom Ipojuca
Faça um comentário