Com o objetivo de despertar a consciência da população sobre os problemas socioambientais causados por conta dos atuais padrões de consumo, o Ministério do Meio Ambiente, em 2009, instituiu a data 15 de outubro como o Dia do Consumo Consciente. Para celebrar, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano, promoveu, nesta terça-feira (17) uma palestra de orientação. A atividade aconteceu na Escola Municipal Joaquim do Rego Cavalcanti, em Ipojuca Centro, voltada para os alunos do oitavo ano.
O que antes poderia ser considerado lixo, a partir de hoje, para os adolescentes do ensino fundamental, é uma possibilidade de ornamento ou de renda. Foi assim que o coordenador do núcleo de educação ambiental, Rogério Nascimento, e o educador ambiental, Rodrigo Mota, começaram a conversa com os estudantes. Os exemplos foram de sacolas plásticas a copos descartáveis. “A gente veio com o intuito de sensibilizar e ensinar sobre o consumo consciente. Explicar as formas de como utilizar os objetos que são considerados descartáveis e lembrar do consumo excessivo. Abordamos tópicos cruciais, como o consumo consciente da água, eletricidade, prática da coleta seletiva e o uso correto dos 5 R’s da sustentabilidade (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar)”, explicou Rogério Nascimento.
Atentos a cada detalhe que era explicado, os estudantes foram orientados como as escolhas diárias podem ter um impacto significativo no meio ambiente e na sustentabilidade do planeta. “Essa manhã foi muito produtiva para mim. Aprendi sobre muita coisa interessante como a reutilização do óleo pode se tornar sabão. Jamais imaginei que um produto pudesse se transformar em outro dessa forma, sem causar mal ao meio ambiente. Também me chamou atenção os cuidados que devemos ter com as praias, principalmente, nós, que moramos no litoral e temos um dos principais cartão postal”, relatou a estudante, Stephany Gabrielly, de 13 anos.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/ Secom
Faça um comentário