A semana começou com a atenção voltada para a educação. A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com Conselho Municipal de Educação (CME), deu início, nesta segunda-feira (16), a 5ª Conferência Municipal de Educação do Ipojuca (COMUDE). A ação, que este ano tem como tema central “Educação para justiça social e sustentabilidade: pela garantia dos Direitos Humanos e da Responsabilidade Socioambiental” aconteceu no Hotel Samoa Beach Resort, em Muro Alto e trouxe como objetivo avaliar a implementação de metas e estratégias do Plano Municipal de Educação (PNE), além de eleger novos delegados. A atividade acontece de dois em dois anos e, em seu primeiro dia, contou com a presença da vice-prefeita Patrícia Alves, representando a prefeita Célia Sales, profissionais de educação, professores, representantes do sindicato e demais autoridades.
A abertura do evento contou apresentações culturais, com destaque para os estudantes da Escola Joaquim do Rego, cantando canções nordestinas e, em seguida, para o Grupo Educandarte, dançando e encenando em referência à resiliência dos povos de matrizes africanas. A continuação da programação ficou por conta da palestra do professor Heleno Araújo, que falou sobre o Plano Nacional de Educação. “Nesses dois dias e meio teremos a presença de 150 novos delegados, onde estaremos discutindo as prioridades que devemos ter no setor educacional, além de mensurar o que conseguimos e o que vamos conseguir daqui para 2025, concretizando os planos para o nosso município”, disse o secretário de Educação, Francisco Amorim, frisando após que “também estaremos discutindo propostas para a Conferência Estadual de Educação, que acontecerá em novembro”, concluiu.
Além de mobilizar a sociedade para ter um novo olhar para a educação, durante esses dias a COMUDE trará palestras e uma análise de indicador por indicador para saber o que teve avanço em dois anos e no que poderá avançar. Para a coordenadora da Comissão da 5ª COMUDE e presidente do Conselho Municipal de Educação do Ipojuca, Mariana Maciel, este é um momento democrático. “Este momento das conferências é justamente um momento de escuta de vários setores da sociedade. É entender como é que a política pública da educação chega na sociedade e o que é que a sociedade mais sente que está sendo feito ou o que está faltando. Precisamos ter o retorno do que foi implementado e se ela está satisfeita”, falou. O evento seguirá na terça e quarta-feira, no mesmo local.
crédito fotos: Aguinaldo Silva/ Secom
Faça um comentário