A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Juventude, realizou nesta quinta-feira (28), a Conferência Municipal de Juventude. Sob o tema “Reconstruir o presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, e após duas Pré- Conferências, o encontro que aconteceu na sede da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca, no distrito de Camela, reuniu secretários municipais, representantes da Orquestra Criança Cidadã, estudantes da Escola Estadual Albertina da Costa Soares e da Escola Municipal Prefeito Luiz Manoel Nogueira e sociedade civil.
“A nossa responsabilidade, enquanto rede de proteção, é de garantir essa participação dos jovens, nessa criação de políticas, vamos levar as propostas de vocês para a Conferência Estadual e depois para a Nacional. Temos o dever de assegurar que os direitos de vocês sejam garantidos, respeitados, que tenham acesso a oportunidades iguais em todas as áreas, independente de origem, gênero, raça ou qualquer outra característica”, destacou a secretária de Juventude do Estado, Renata Marinho. O secretário de Juventude, Diego Araújo, agradeceu o apoio do Governo do Estado e falou sobre a importância da participação dos estudantes. “Hoje estamos tendo a oportunidade de dialogar com o estado, o que antes nos faltava, e para os jovens, essas conferências são importantes para que possam entender como funcionam as políticas públicas. Geralmente, não temos a participação popular, e hoje estou muito feliz pela presença de todos aqui, esse momento é de vocês”, disse o secretário.
“Hoje estou como gerente da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca e comecei minha trajetória, justamente participando de conferências e fazendo trabalho voluntário, e eu aprendi muito. Ainda bem jovem, vinha da zona rural, caminhava cerca de 3 km para ir e voltar para a escola, estudava na Escola Estadual Albertina Soares, e vivia atenta às oportunidades, já que dispunha de poucos recursos. Hoje, temos um projeto grandioso como esse aqui, a Orquestra Criança Cidadã, que é um projeto social gerido pela Associação Orquestra Criança Cidadã, sendo 100% patrocinado pela Prefeitura do Ipojuca, que têm abraçado esse projeto. Aqui não é só um local para ensinar música, é um espaço transformador de vidas”, destacou a gerente da Orquestra Criança Cidadã, Eliúde Braz.
crédito fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário