Dentro da campanha Caminhada Setembro Amarelo, referente ao mês de prevenção ao suicídio, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta terça-feira (26), uma oficina sobre redução de danos. A ação foi ministrada pela psicóloga e coordenadora da equipe de redução de danos do município de Ipojuca, Ana Carolina, e pela assistente social do CAPS AD José Lucena Recife, Wanessa Pontes. A atividade aconteceu no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro e abordou temas como orientações sobre a importância do cuidado em saúde mental, prevenção ao suicídio e o enfrentamento de álcool e outras drogas.
“Hoje estamos passando para os profissionais da área da saúde informações sobre esse tema tão importante que é a redução de danos e o que é um CAPS AD. Quando surgirem as demandas, eles já vão estar preparados para atender pacientes nas Unidade de Atenção Básica, em um posto de saúde ou na urgência. Nesta oficina temos aqui, enfermeiros, médicos e agentes de saúde, que estão na comunidade. É importante que eles orientem os usuários. Vamos seguir orientando”, relatou a coordenadora da Política de Atenção à Saúde Mental do município do Ipojuca, Amanda Pimentel.
Para a agente de saúde da Unidade de Saúde Familiar, do Campo do Avião, Karine Ferreira, a oficina está sendo uma forma de adquirir mais conhecimento. “Eu vejo um momento bastante rico tanto para mim, que sou agente de saúde e que trabalho diretamente com a população, quanto para os demais profissionais. Aprendi que a gente não trabalha sozinho, temos várias redes de apoio que nos ajudam a ajudar quem precisa”, disse. As atividades seguem nesta quarta-feira, com a Oficina “Manejo e Acolhimento da Pessoa em Crise”, no mesmo local.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro
Faça um comentário