Sempre em busca de levar cultura à população e valorizar os artistas locais, a Prefeitura do Ipojuca sancionou as atividades de arte de rua no município, como manifestação cultural relevante, em especial as desenvolvidas em Porto de Galinhas. São atividades que proporcionam entretenimento gratuito e diversão aos visitantes, como também aos moradores da região, que se encontram nas vias de circulação dos pedestres. Entre as atividades presentes na cidade estão teatro, dança, música, capoeira, circo, folclore, literatura, poesia, expressões da cultura hip hop e La Ursas.
Para o secretário especial de Cultura, Jorge Henrique, a lei é uma garantia de proteção aos artistas e uma forma de incentivo. “Os artistas de rua promovem alegria e entretenimento nas ruas da nossa cidade. Essa lei os protege, e com isso o município pode garantir políticas de fomento específicas para o seguimento. Cada artista na rua é uma família em casa que conta com a renda financeira advinda de contribuições voluntárias dos transeuntes”, comentou o secretário.
Dançando com uma boneca de pano, chamada “Carolina”, há mais de 10 anos, o artista de rua George Ferreira, é uma das principais atrações da praça de Porto de Galinhas. Com a lei sancionada, George se sente mais seguro. “Eu vivo dessa arte, eu não tenho outra fonte de renda. Então, a gente ter uma lei que assegura nosso trabalho é muito importante para mim”, relatou, confessando logo em seguida que ser artista de rua é maravilhoso “Adoro fazer as pessoas sorrirem”, concluiu.
Créditos: Secom/Ipojuca
Faça um comentário