A Prefeitura do Ipojuca inicia desta quarta-feira (20) até o dia 06 de novembro as inscrições para a eleição da composição do Conselho Municipal de Saúde do Ipojuca, referente ao mandato 2023/2026. Podem participar do processo eleitoral os órgãos, entidades e representantes de movimentos sociais, das entidades de profissionais de saúde, trabalhadores de saúde e prestadores de serviço da saúde formalmente instituídos pelo município.
A função do Conselheiro Municipal de Saúde não é remunerada, no entanto, é considerada de relevante interesse público, pois atua junto à sociedade e ao município na fiscalização e acompanhamento das ações da área. No total são 20 assentos no conselho, sendo 10 de representantes de entidades de usuários do SUS com atuação no município; cinco representantes de entidades de trabalhadores da área da saúde; e cinco representantes dos gestores e/ou prestadores de serviços de saúde vinculados ao SUS.
“O controle social é essencial para o aprimoramento das ações dos entes públicos, a nível federal, estadual e municipal dentro do Sistema Único de Saúde – SUS. O conselho municipal de saúde do Ipojuca convida os representantes da sociedade civil organizada, bem como as entidades que representam os trabalhadores de saúde e dos prestadores de serviços de saúde ao SUS, para participarem do processo eleitoral para provimento das vacâncias destes segmentos”, relatou o presidente do, Carlos Frederico Woolley de Miranda.
Faça um comentário