A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, realizou, nesta segunda-feira (18), a Pré-Conferência Municipal de Educação, que precede a 5ª Conferência Municipal de Educação (COMUDE), dos dias 16 a 18 de outubro de 2023. O encontro aconteceu no Centro de Formação dos Professores Nadir da Costa Monteiro, no Centro do Ipojuca, e reuniu profissionais de educação, professores, representantes do sindicato e algumas autoridades.
As Pré-Conferências, em Ipojuca Centro, Nossa Senhora do Ó e Camela fazem parte de uma etapa preparatória, para a conferência que acontece a cada dois anos. Nelas são avaliadas a implementação de metas e estratégias do Plano Municipal de Educação (PNE) e também são eleitos os delegados para a Conferência Municipal de Educação. “É muito bom ter essa conversa, buscando interagir, trazer a demanda para dentro da secretaria, reconstituindo novamente o debate, para chegarmos onde estamos aqui hoje. Logo, não estamos pensando só na secretaria, mas na política educacional, onde trabalhamos muito a justiça social e questões ambientais Temos que garantir que exista um sistema nacional de educação com responsabilidade de todos, para junto ao governo federal, sabermos onde vão ser direcionados os investimentos”, falou o secretário de Educação, Francisco Amorim.
“As Conferências Municipais de Educação acontecem como uma das etapas da Conferência Nacional de Educação, que este ano será extraordinária, acontece como uma tentativa de reparar o período de ausência de democracia que tivemos nos últimos anos. Como a conferência de 2023 aconteceu muito aquém do que deveria e sem a participação social necessária, o Fórum Nacional de Educação. Para as etapas municipais e estaduais faremos uma escuta da sociedade, apontando os caminhos e estabelecendo os pilares para a construção do Plano Nacional de Educação (PNE)”, explicou a professora e presidente do Conselho Municipal de Educação, Marina Maciel.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário