Finalizando as ações do mês do Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Mulher, implementou uma Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero no município de Ipojuca. A medida visa ampliar a proteção dos direitos das mulheres em situação de risco, contribuindo assim, para a redução dos índices de violência. A proposta de trabalho terá a parceria da Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência.
De acordo com a Agência Brasil, a violência contra mulher é o 3º indicador de violência mais registrado, atrás apenas de eventos com armas de fogo e ações policiais. E, no Brasil, a cada quatro horas é registrado uma vítima. Com base nisso, o município criou esse instrumento que proporciona diálogo, debate, conscientização, aprendizado, e demais ações necessárias ao Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A ideia é contribuir para o resgate das mulheres em situações de extrema vulnerabilidade social. A Câmara Técnica será constituída por representantes da Secretaria Especial da Mulher, Saúde, Educação, Assistência Social, Defesa Social, Procuradoria Geral do Município, Centro de Referência da Mulher Dona Amarina, Delegacia de Polícia, entre outras instituições.
“Nós iremos promover reuniões periodicamente para que os casos que a gente encontre dificuldade em qualquer setor, seja na Secretaria Especial da Mulher ou em qualquer outra, a solução seja mais rápida. Pois, estaremos em contato direto com toda a rede. Ou seja, cada órgão vai se organizar para que a gente aja com mais celeridade no caso de agressão de cada mulher”, explicou a secretária da mulher do Ipojuca, Lucélia Nunes. Durante este último mês, diversas práticas foram desenvolvidas no município em alusão à campanha Agosto Lilás. Entre elas, oficinas para mulheres empreendedoras, curso de capacitação, rodas de diálogo e workshops e cerimônia solene em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha.
Faça um comentário