Mais inclusão para os ipojucanos. Nesta terça-feira (22), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou duas novas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE. Os espaços, implantados pela Diretoria de Desenvolvimento do Ensino, através da Gerência de Educação Especial, ficam na Escola Municipal Professora Severina Francisca Silva dos Santos, em Nossa Senhora do Ó, e a outra na Escola Municipal Professor Antônio Geraldo de Souza Leão, em Serrambi. Com a inauguração dessas duas unidades, a cidade conta, ao todo, com 19 salas para atender estudantes com deficiência que precisam de atenção capacitada.
“A escola identifica a quantidade de crianças com algum tipo de deficiência, vê as condições de espaços e, assim, é direcionada para um atendimento mais adequado. A ideia é que o estudante esteja incluído na sala de aula e tenha um atendimento individualizado, para que ele possa melhorar a qualidade de vida, de inclusão e equidade”, relatou o secretário de Educação, Francisco Amorim, explicando logo em seguida que,” a meta é ter 50% da rede com salas de AEE. Com a inauguração dessa e a de Serrambi, significa que já alcançamos 30%”. Os atendimentos ocorrem com horário marcado, duas vezes na semana, entre 40 e 45 minutos.
Para a professora brailista, Carmem Gonçalves, pessoa com deficiência visual, a inauguração das salas é a realização concreta do que já vinha sendo prometido. “Hoje a inclusão está acontecendo na prática. Estou muito feliz, muito feliz mesmo, por estar participando deste momento”, disse. Já para a dona de casa, mãe de um filho autista, Lucinéia Maria, “essas salas são uma esperança para que o meu filho se inclua na sociedade, aprenda a ler, escrever e, quem sabe, futuramente, tenha uma profissão.”, falou. Além das salas que foram entregues, estão acontecendo várias ações no município, em celebração à Semana Nacional das Pessoas com Deficiência, que vai de 21 a 27 de agosto. Com o tema “A construção de uma identidade inclusiva se faz através da Empatia e do Respeito”, as atividades contam com a presença da comunidade escolar, pais e estudantes.
Créditos das fotos: Marly Ribeiro/ Secom
Faça um comentário