A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta sexta-feira (18), a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece anualmente, de 21 a 28 de agosto. A terceira edição do evento em Ipojuca trouxe, este ano, o tema “Conectar e somar para construir inclusão”, com objetivo de mostrar à população que é possível inserir essas pessoas na sociedade por meio da comunicação interpessoal e digital. A atividade aconteceu no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro e contou com palestras de psiquiatra, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional.
Organizada pela Secretaria de Saúde, através da Política Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro Especializado em Reabilitação Eduardo José Costa, a ação terá durante uma semana atividades lúdicas como palestras, oficinas e recreação para os usuários e familiares do serviço. “Estou muito feliz em participar da nossa III Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla realizada pelo nosso Município, logo mais estaremos proporcionando tantos outros eventos em nosso próprio espaço, com a construção do novo Centro Especializado em Reabilitação, o CER”, disse a secretária de Saúde, Manúcia Medeiros.
De acordo com Thais Aires, coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, as pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer regras, e realizar atividades cotidianas, como as ações de autocuidado. Já as pessoas portadoras de deficiência múltipla são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações, como as pessoas que têm deficiência mental e física. “Esse evento só vem para somar. É um momento de informar. Não só as PCD a respeito dos seus direitos na rede do SUS, mas também em outros espaços”, disse.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro
Faça um comentário