A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta segunda-feira (14), uma ação alusiva ao Agosto Dourado. O mês é dedicado ao incentivo à amamentação e esse ano tem como tema: “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. O encontro aconteceu no Centro Especializado de Saúde Infantil, no Centro do Ipojuca.
A coordenadora de Saúde da Mulher do Ipojuca, Natália Danuza, explicou que o leite materno é o alimento adequado e suficiente para o bebê. “Não há necessidade da adição de nenhum alimento ou líquido, além do leite da mãe. Pois ele contém tudo o que a criança precisa, todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento geral do bebê. A cor dourada representa o alimento ouro que a mãe tem para oferecer ao filho. A questão que estamos levantando esse ano é a volta das mães ao trabalho, após o nascimento dos filhos. A retomada da rotina não pode atrapalhar a amamentação, o leite deve ser retirado, armazenado em potes esterilizados e congelado, na hora da alimentação, é só aquecer e oferecer a criança”, explicou a coordenadora.
A fonoaudióloga do Centro de Referência Infantil, Renata Cunha, destacou que a amamentação previne problemas futuros nas crianças. “Até os seis meses de idade, a amamentação deve ser exclusivamente a alimentação da criança, pois garante um bom desenvolvimento cerebral e evita problemas de fala e respiração. Também é importante para a coordenação e deglutição do bebê. Para as mães, os benefícios são inúmeros, como a volta do útero ao tamanho normal, prevenção de câncer de mama e até redução do peso, entre outros”, destacou Renata. Segundo a profissional, a partir dos seis meses outros alimentos podem começar a ser oferecidos ao bebê, de forma gradativa, como frutas, sucos e legumes.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário