A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem construindo alicerces para um futuro mais forte e promissor para os ipojucanos. E nesta sexta-feira (11), a prefeita Célia Sales, junto à vice-prefeita Patrícia Alves, prestigiou dois exemplos claros desse modelo de gestão educacional. Durante o 5° Festival do Livro do Litoral Sul, a gestora acompanhou dois lançamentos de livros institucionais frutos desse trabalho. O primeiro, escrito por estudantes do Projeto Nivelar, foi o “Poemas: o despertar da leitura e da escrita”. A obra reúne poemas de alguns dos participantes da iniciativa, que tinham dificuldade na leitura e escrita, e que hoje estão produzindo esse tipo de material. E logo na sequência, foi lançado o livro “A formação integral em suas múltiplas dimensões”, um compilado de 16 artigos acadêmicos, escrito por educadores da rede municipal de ensino.
“Poemas: o despertar da leitura e da escrita” foi o resultado do crescimento e superação por parte dos estudantes do projeto Nivelar, que tinham dificuldades no aprendizado. “Olhar ao nosso redor e ver tantos rostos ansiosos pela leitura e conhecimento é um verdadeiro presente de Deus. Hoje, mais do que nunca, reconhecemos a importância de promover a aprendizagem em tempos desafiadores. O Projeto Nivelar é um farol de esperança, guiando nossos estudantes para a luz do conhecimento. Juntos, estamos moldando o amanhã, cuidando não apenas do presente, mas também do futuro de todos”, disse a prefeita Célia Sales.
O Nivelar, lançado no ano passado, beneficia mais de 1.300 estudantes da área urbana e rural, em 68 turmas, distribuídas em seis polos escolhidos estrategicamente. “Este projeto é o sentimento externado dessas crianças. Uns fizeram artes, outros músicas e esses que estão aqui poemas, resgatando autoestima e a retomada deles no ensino regular de forma integral. Ontem eu me emocionei com a mãe e seu filho, que antes tinham vergonha e medo de frequentar o ambiente escolar e depois do programa tudo mudou. É muito gratificante ver uma criança que estava destinada a sair da escola, agora, ter um futuro”, disse o secretário de Educação, Francisco Amorim.
crédito fotos: Secom Ipojuca
Faça um comentário