Além de parcerias estratégicas, cursos profissionalizantes e oportunidades de vagas de emprego, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico conta com mais uma novidade. A pasta da Prefeitura do Ipojuca vem promovendo um intenso trabalho de desburocratização e melhoria do ambiente de negócios. O que em 2019 demorava em média mais de 125 horas para a abertura de uma empresa na cidade, hoje, em 2023, leva apenas 27h. Tudo teve início a partir de um diagnóstico realizado pela equipe de Desenvolvimento Econômico de Ipojuca, que percebeu a necessidade de reduzir a burocracia e eliminar as dificuldades para que novos negócios pudessem se implantar na cidade. Diversas secretarias também tiveram papel fundamental para a melhoria do ambiente de negócios, como as secretarias de Meio Ambiente e Controle Urbano, de Finanças e de Saúde, através da Vigilância Sanitária.
“É com uma satisfação imensa que entregamos esse benefício aos empresários que têm interesse em se instalar no município. A regulamentação da Lei da Liberdade Econômica no âmbito municipal simplificou o processo de abertura de empresas e dispensou do licenciamento várias atividades econômicas que não representam risco para a população”, explicou a prefeita Célia Sales. Além dessa medida de desburocratização, outras foram adotadas, como o Licenciamento eletrônico via REDESIM, que permite que as empresas obrigadas por lei a realizarem o licenciamento ou emitirem licença sanitária passem a fazer isso de forma remota e eletrônica, sem a necessidade de ter que se deslocar até a prefeitura para tal.
“A forma como Ipojuca fez isso foi pioneira no país. Tais medidas se mostraram extremamente efetivas, o que pode ser constatado através dos ‘Painéis do Mapa de Empresas’ do Governo Federal. Tivemos uma redução brusca e sistemática no tempo que se leva para abrir uma empresa em Ipojuca, bem como, houve uma elevação na quantidade de empresas abertas na cidade. Estamos em um momento de ascensão e com metas arrojadas para diminuir ainda mais esse tempo de abertura para cerca de 4 horas num curto espaço de tempo”, observou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Puran Medeiros. Para o diretor da área, Gustavo Veiga, “o objetivo é tornar a cidade ainda mais atrativa para novos empreendimentos, resultando em uma maior geração de emprego, renda e oportunidades para os ipojucanos“.
Faça um comentário